Código Oficial: | 6915 |
Sigla: | M1CEB |
Descrição: |
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico tem 120 unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 2 anos (4 semestres) . Habilitações: O acesso aos cursos de mestrado de Educação, obrigatórios para ingresso na profissão (Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico; Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico), está sujeito às seguintes condicionantes: 1. É condição geral de ingresso nos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em cada uma das especialidades dos mestrados supra referidos, o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. Competirá ao júri avaliar do cumprimento desta condição geral podendo seguir a metodologia que considere mais adequada, de entre provas escritas ou orais,entrevistas ou provas documentais, ou uma combinação destas. 2. É condição específica para o ingresso num ciclo de estudos conducente ao grau de mestre numa das especialidades atrás referidas, ser titular da licenciatura em Educação Básica. Objetivos: O Mestrado na especialidade de Educação e Ensino Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico tem como objetivo fundamental facultar uma formação científica, psicopedagógica e técnica aos futuros docentes, visando a sua intervenção qualificada nos respectivos ciclos. Perfil de Entrada: - Alunos do curso de Educação Básica; - Motivação pela área da Educação; - Capacidade relacional adequada ao exercício de funções no âmbito da educação de crianças, jovens e adultos; - Uma formação cultural, pessoal, social e ética compatível com o exercício de funções técnicas no âmbito da educação de crianças, jovens e adultos; - Domínio da língua portuguesa, falada e escrita, revelando excelentes capacidades de comunicação; - Capacidade para interagir com o público-alvo; - Capacidade para trabalhos em equipa; - Organização de tarefas com diferentes intervenientes e níveis de complexidade. Metodologias: As metodologias de avaliação da aprendizagem em cada unidade curricular têm em consideração os seus objectivos e os do curso, as metodologias de ensino e aprendizagem, os conteúdos programáticos e os meios facultados ao aluno. A avaliação da aprendizagem pode ser contínua ou por exame final. Perfil de Saída: - Observar as crianças e identificar as suas características e necessidades e estabelecer com elas uma relação educativa de qualidade, promotora de inclusão, segurança e autonomia; - Trabalhar em colaboração com outros atores educativos e da comunidade na construção, realização e avaliação do projeto da sua instituição; Capacidade de observar e se integrar em contextos educativos e de refletir criticamente sobre os acontecimentos que neles ocorrem; - Coopera na construção e avaliação do projeto curricular de escola com os outros docentes; - Organiza, desenvolve e avalia o processo de ensino - Realizar atividades educativas promotoras da aprendizagem no âmbito de todos os objetivos curriculares Saídas Profissionais: - Educadores de Infância - Professores do 1º CEB DGES - Direção Geral do Ensino Superior Mestrado - 2º ciclo Acreditação e registo:Com Acreditação prévia em 2015 Limite de vagas fixado: 25 Registo inicial:R/A-Cr 206/2015 de 14-08-2015 A3ES - Agência de Avaliação e Creditação do Ensino Superior Acreditação A3ES Relatórios de Direção de Curso Ver documentos |
Propinas: | 697 € |