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Autenticação

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Código Oficial: 6915
Sigla: M1CEB
Descrição: O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico  tem  120  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 2 anos (4 semestres) .
 
Habilitações:
O acesso aos cursos de mestrado de Educação, obrigatórios para ingresso na profissão (Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico; Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico), está sujeito às seguintes condicionantes:
1. É condição geral de ingresso nos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em cada uma das especialidades dos mestrados supra referidos, o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. Competirá ao júri avaliar do cumprimento desta condição geral podendo seguir a metodologia que considere mais adequada, de entre provas escritas ou orais,entrevistas ou provas documentais, ou uma combinação destas.
2. É condição específica para o ingresso num ciclo de estudos conducente ao grau de mestre numa das especialidades atrás referidas, ser titular da licenciatura em Educação Básica.
 
Objetivos:
O Mestrado na especialidade de Educação e Ensino Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico tem como objetivo fundamental facultar uma formação científica, psicopedagógica e técnica aos futuros docentes, visando a sua intervenção qualificada nos respectivos ciclos.

Perfil de Entrada:
- Alunos do curso de Educação Básica;
- Motivação pela área da Educação;
- Capacidade relacional adequada ao exercício de funções no âmbito da educação de crianças, jovens e adultos;
- Uma formação cultural, pessoal, social e ética compatível com o exercício de funções técnicas no âmbito da educação de crianças, jovens e adultos;
- Domínio da língua portuguesa, falada e escrita, revelando excelentes capacidades de comunicação;
- Capacidade para interagir com o público-alvo;
- Capacidade para trabalhos em equipa;
- Organização de tarefas com diferentes intervenientes e níveis de complexidade.

Metodologias:
As metodologias de avaliação da aprendizagem em cada unidade curricular têm em consideração os seus objectivos e os do curso, as metodologias de ensino e aprendizagem, os conteúdos programáticos e os meios facultados ao aluno.
A avaliação da aprendizagem pode ser contínua ou por exame final.

Perfil de Saída:
- Observar as crianças e identificar as suas características e necessidades e estabelecer com elas uma relação educativa de qualidade, promotora de inclusão, segurança e autonomia;
- Trabalhar em colaboração com outros atores educativos e da comunidade na construção, realização e avaliação do projeto da sua instituição; Capacidade de observar e se integrar em contextos educativos e de refletir criticamente sobre os acontecimentos que neles ocorrem;
- Coopera na construção e avaliação do projeto curricular de escola com os outros docentes;
- Organiza, desenvolve e avalia o processo de ensino
- Realizar atividades educativas promotoras da aprendizagem no âmbito de todos os objetivos curriculares

Saídas Profissionais:
- Educadores de Infância
- Professores do 1º CEB

DGES - Direção Geral do Ensino Superior
Mestrado - 2º ciclo
Acreditação e registo:Com Acreditação prévia em 2015
Limite de vagas fixado: 25
Registo inicial:R/A-Cr 206/2015 de 14-08-2015


A3ES - Agência de Avaliação e Creditação do Ensino Superior
Acreditação A3ES


Relatórios de Direção de Curso
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Propinas: 697 €

Diplomas

  • Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
  • Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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